Policiais militares, da 27ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), realizaram no início da tarde deste sábado (03) a primeira grande apreensão de espadas e materiais para o fabrico do artefato, neste ano de 2023, na zona rural do município de Cruz das Almas.
Os policiais chegaram até o local após receberem uma denúncia anônima, que na zona rural, havia dois locais de fabricação de espadas, fogos de artifício em que a fabricação, a posse e o uso é proibido em Cruz das Almas desde 2011.
A ação foi executada pelas guarnições do 1º Pelotão/Sede, PETO e SOINT, que se deslocaram até o local para averiguar. Um grupo de espadeiros, ao perceberem o deslocamento dos policiais, correu. Os policiais verificaram as proximidades do terreno e encontraram 764 espadas prontas para o uso, além de diversos materiais utilizados para a fabricação, entre eles mais de 50kg de pólvora.
Em outro ponto da denúncia, foram encontrados 490 espadas. O material encontrado foi apreendido para ser apresentado na delegacia local. De acordo com a 27ª CIPM, foi necessário queimar parte do material usado na fabricação por conter um risco ainda maior de periculosidade no transporte.
Material Apreendido:
– 1254 (mil, duzentas e cinquenta e quatro) espadas;
– 200 (duzentos) kg de pólvora (aproximadamente);
– Outros materiais utilizados na fabricação de espadas.
– Duas motocicletas;
– Outros materiais utilizados na fabricação de espadas.