A Secretaria da Administração (Saeb) realizou, neste domingo (15), as provas objetivas e discursivas do concurso Seap número 02, que visa prover vagas para o cargo de Agente Penitenciário do quadro de pessoal da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap). O certame obteve 39,6 mil candidatos inscritos, mas 27,7 mil compareceram para fazer as provas. O índice de abstenção foi de 30%.
O concurso prevê o preenchimento de 287 vagas, sendo 187 para a ampla concorrência, 86 para aqueles que se autodeclararam negros (negros/pardos) e 14 para pessoas com deficiência. Os exames foram aplicados em 76 instituições de ensino distribuídas nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Itabuna, Paulo Afonso, Jequié e Teixeira de Freitas. Só em Salvador foram 25 locais de prova, a exemplo do campus da Estácio, no bairro do Stiep, e do Centro Universitário UniRuy, na Paralela.
Com caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva teve 80 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Noções de Informática, Legislação Estadual, Promoção da Igualdade Racial e de Gênero, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Extravagante e Direitos Humanos. Já a prova discursiva consistiu em uma redação no formato de texto dissertativo-argumentativo sobre tema voltado às atualidades relevantes para o contexto do cargo.