Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou que a maioria dos brasileiros está otimista quanto à melhoria de suas vidas pessoais e da situação do país para o ano de 2025.
De acordo com o estudo, 80% dos brasileiros acreditam que sua vida pessoal e familiar melhorou ou permaneceu igual em 2024, e 75% têm expectativa de melhora para o próximo ano.
A pesquisa, conduzida pelo Instituto Ipespe, entre 5 e 9 de dezembro, com 2 mil entrevistados, revelou ainda que o sentimento de “Esperança” foi o mais citado pelos brasileiros em relação ao novo ano, com 38% das menções. A alegria (20%) e a confiança (14%) completam os três sentimentos mais expressados.
No entanto, quando questionados sobre a situação do Brasil, 68% dos entrevistados acreditam que o país vai melhorar ou permanecer igual em 2025, embora tenha havido um aumento na quantidade de pessoas que acreditam em uma piora na situação brasileira, de 23% em outubro para 28% em dezembro.
Em relação a aspectos específicos da vida pessoal, 56% das pessoas notaram melhorias no uso de tecnologias e recursos digitais, 45% observaram avanço nas relações familiares e 39% indicaram melhora nos estudos e cultura. No entanto, o item que apresentou maior percepção de piora foi nas finanças, com 25% dos entrevistados avaliando que sua situação financeira piorou.
A pesquisa também destacou que a saúde foi apontada como a maior prioridade para a população brasileira em 2025, com 30% das menções, seguida de emprego e renda (18%), e educação (12%).