noticias178 Seja bem vindo ao nosso site Rede Se Liga - O Portal de Notícias que mais cresce no mundo!!

Cachoeira - Ba

Após familiares de jovem desaparecida reclamarem que a Prefeitura de Cachoeira não tem dado assistência, gestão emite Carta Aberta

Publicada em 10/04/2025 às 17:25h | Diário da Notícia  | 12921 visualizações

Compartilhe nas redes sociais

Após familiares de jovem desaparecida reclamarem que a Prefeitura de Cachoeira não tem dado assistência, gestão emite Carta Aberta
 (Foto: Reprodução)


Após familiares da jovem quilombola, Tainara Santos, moradora de Cachoeira que está desaparecida, acusarem a gestão da prefeitura municipal de não prestar assistência, a assessoria de comunicação enviou uma carta aberta ao Diário da Notícia

Em entrevista ao Diário da Notícia, Itamara, irmã de Tainara, disse que a prefeitura deixou de prestar assistência aos familiares, principalmente às filhas menores da jovem quilombola "porque ela não votou na Prefeita Eliana Gonzaga," 

Na carta aberta enviada pela prefeitura, a gestão diz que "o silêncio que se arrasta desde então é um grito de dor."

Leia a carta na íntegra:

CARTA ABERTA À COMUNIDADE DE CACHOEIRA 

É com o sentimento profundamente solidário que a Prefeitura de Cachoeira vem, publicamente, manifestar seu apoio e pesar à família de Tainara, uma jovem negra, quilombola, trancista, cachoeirana, que está desaparecida há exatos seis meses. O silêncio que se arrasta desde então é um grito de dor, de angústia e de revolta; sentimentos que também tomam conta de toda a nossa comunidade.

Tainara é a ausência de uma mãe, filha, irmã e amiga. Uma mulher preta, trabalhadora, símbolo de tantas outras que constroem diariamente a resistência e a beleza do nosso povo. O seu desaparecimento nos fere como sociedade e nos convoca, mais uma vez, a reafirmar o nosso compromisso inegociável com a justiça e com a proteção das mulheres.

Desde os primeiros dias, diversas ações de acolhimento e orientação foram realizadas com a família. O Conselho Tutelar esteve presente, seguido pelo CRAS, o CRAM, a Secretaria de Educação através do NAPE e o CREAS. Esses órgãos se mobilizaram para ir até a residência da família, de forma respeitosa e acolhedora, informando sobre os direitos que assistem às filhas de Tainara e aos demais familiares, garantindo o acesso ao apoio que o município pode oferecer.

(Todos os registros e relatórios de atendimento estão disponíveis para consulta, mediante solicitação, junto aos órgãos competentes).

Sabemos que esse cuidado precisa ir além das palavras e, por isso, todas as equipes continuam à disposição para garantir apoio contínuo e humano.

Temos plena consciência de que a dor da ausência não se resolve com burocracia. E é justamente por isso que todo esforço vem sendo feito com escuta, presença e respeito ao tempo da família. Reafirmamos, com responsabilidade, que a gestão municipal segue de portas abertas, comprometida com cada passo necessário para que esse caso não caia no esquecimento.

Seguiremos atentos. Somos uma gestão presente, atuante e comprometida com a justiça. Nenhuma mulher será esquecida. Nenhum caso de violência ou feminicídio será deixado para trás. Não aceitamos a impunidade como resposta. Continuaremos cobrando, acompanhando e pressionando para que a verdade venha à tona e para que a justiça aconteça.

Tainara não será esquecida. Seu nome ecoa em cada canto desta cidade que ela ajudou a colorir com seu trabalho, sua força e seu afeto.

Seguiremos lado a lado com sua família, com sua memória e com todas as mulheres desta terra. Que a justiça não tarde. Que a justiça seja feita.

Prefeitura de Cachoeira, Terra Mãe da Liberdade




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Rede Se Liga -  O Portal de Notícias que mais cresce no mundo!
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (75)98175-7158
Visitas: 12009284
Copyright (c) 2025 - Rede Se Liga - O Portal de Notícias que mais cresce no mundo! - Todos os direitos reservados para a Rede Se Liga de Comunicação
Chama no zap e interaja conosco!