Neste sábado (14), será marcado por um eclipse solar anular. No entanto, diferente da última ocorrência, em junho de 2021, o fenômeno será visível no Brasil. Alguns estados, principalmente os do Nordeste, terão maior parte da cobertura do sol visível.
Na Bahia, será possível visualizar o eclipse. Em Salvador, o fenômeno deve começar 15h33 e terá seu máximo 16h48. O pôr do sol deve ocorrer 17h31. De acordo com a Agência Tatu, esse será o eclipse com melhor visibilidade do Nordeste pelas próximas décadas. O próximo fenômeno similar só ocorrerá em 2 de outubro de 2024.
O eclipse solar anular ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, mas não cobre completamente o disco solar. Em vez disso, se forma um anel de fogo ao redor da Lua, deixando apenas uma pequena parte do Sol visível.
Esse fenômeno é resultado da órbita elíptica da Lua, ou seja, o movimento levemente oval, que faz com que ela esteja mais distante da Terra em alguns pontos de sua trajetória.
QUE TAL ASSISTIR O ECLIPSE SOLAR ANULAR DA SERRA DA PUTUMA?
Ponto turístico de Conceição da Feira - Ba, a Serra da Putuma foi totalmente revitalizada pelo gestão do prefeito João Pedro Labriola Cardozo "João de Furão" (PSB), o local, que conta com uma visão privilegiada, tem pìer, restaurante e outras novidades que vale a pena conferir de perto, ideal para assistir esse fenômeno e dádiva divina. Situada a 126,4 km de Salvador (capital da Bahia), a "cidade ternura" possui um povo receptivo e uma culinária inconfundível.
Não se esqueça de levar os seus óculos de sol, luneta e um violão pra aproveitar esse momento ímpar em nosso cartão postal.