Moradores de Ruy Barbosa, na Bahia, no território de identidade Piemonte do Paraguaçu, elegem neste domingo (06/04) o prefeito e vice. É o único dos 417 municípios baianos que o pleito vai acontecer novamente. Os candidatos são Eridan Martins de Araújo Dourado (MDB) e George Luiz Brito de Carvalho (PSD).
O pleito suplementar acontece após decisão da corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) em 21 de outubro de 2024, que indeferiu a candidatura de Bonifácio (MDB), prefeito mais votado em outubro, por conta de problemas na gestão passada.
Desde 1º de janeiro, o prefeito em exercício de Ruy Barbosa é o presidente da Câmara, Ney Dias.
Para a eleição de domingo, serão usadas 89 urnas eletrônicas, incluindo 10 de reserva, para atendimento a 23 locais de votação e 79 seções eleitorais. Dessas urnas, três passarão por auditoria no próprio dia da eleição, sendo sorteadas no sábado (5).
Na manhã desta terça, o Planejamento Operacional para a realização da eleição foi o tema da reunião entre o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e o presidente do TRE, desembargador Abelardo da Matta. O encontro aconteceu na sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Escolta das urnas eletrônicas, patrulhamento nos locais de votação, vistorias do Corpo de Bombeiros, além das ações preventivas e de inteligência das Forças Policiais foram apresentados pelo secretário Marcelo Werner.
“Atuamos de forma integrada com o TRE-BA nas Eleições Municipais em 2024 e implementaremos a mesma dinâmica no pleito, na cidade de Ruy Barbosa. O Disque Denúncia (telefone 181), em regime de 24h, e a Plataforma de Observação Elevada (POE), ampliando a cobertura de câmeras, também serão empregados na operação”, destacou Werner.