Uma boa lembrança dás comemorações do "São João passou por aí?", são as pessoas visitando as outras em suas residências para celebrar o período junino, o anfitrião disponibilizava muitos licores e pratos típicos da época, uma tradição que foi perdendo força com o tempo. Porém um grupo de amigos, na cidade de Conceição da Feira - Ba, estão organizando a volta desse tempo nostálgico, dia 24 de junho de 2023, às 10h, acontecerá o São João das antigas, com saída do Conjunto Habitacional Mário Brandão (Praça Moisés Cardoso), com carro de som tocando forró e percorrendo às ruas e passando por algumas casas, com uma cuia de queijo, festejando o São João, o traje caipira, para quem for participar é obrigatório.
A alegria e empolgação estão mais que confirmadas neste evento que promete balançar a cidade com uma boa presença de público. Coloca aí na sua agenda para não se esquecer.
A origem da festa
A Festa de São João tem origem na Idade Média, quando a Igreja Católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos.
O dia 24 de junho era celebrado em comemoração ao solstício de verão no hemisfério norte e à renovação da natureza. A data foi assimilada pelo cristianismo e passou a representar o Dia de São João, cujas festividades costumam ocorrer na noite anterior.
Na tradição cristã, o santo foi responsável por anunciar a vinda de Cristo para salvar a humanidade e renovar todas as coisas. Foi ele quem batizou Jesus no rio Jordão. Vários símbolos de sua história compõem a Festa Junina, juntamente com os ritos de colheita anteriores à cristianização da festa.
As festas juninas no Brasil
Inicialmente, a festa era chamada de joanina, em referência a São João, mas passou a ser chamada de “junina” no Brasil, por acontecer em junho. A tradição veio de Portugal e de imigrantes de outros países cristianizados. Aqui, a festa incorporou os costumes indígenas e afro-brasileiros.
Típica da região Nordeste, a festa representa a gratidão aos santos pelas chuvas nas lavouras e impulsiona a economia local. As duas maiores festas juninas do Brasil duram 30 dias e são realizadas em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).
Nos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, o dia de São João é feriado. Este também é um feriado municipal nas cidades onde o santo é padroeiro e em outras que homenageiam o santo. A festa também é uma tradição no interior de São Paulo, com quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.