O Campeonato Baiano terá início neste sábado, com três jogos. O Esporte Clube Vitória abre a competição enfrentando o Barcelona de Ilhéus, às 16 horas, no Estádio Manoel Barradas, em Salvador. Campeão em 2024 ao derrotar na final do rival Bahia, o Leão inicia a caminhada na busca pelo bicampeonato com um time alternativo e contando com alguns reforços.
Dos novos contratados, cinco deles já estão regularizados no BID da CBF e podem estrear neste sábado: o zagueiro Zé Marcos, o lateral-direito Claudinho, os volantes Ronald e Thiaguinho e o meia-atacante Bruno Xavier. Os jogadores que se apresentaram no dia 8, como Lucas Arcanjo, Lucas Esteves, Neris, Wagner Leonardo, entre outros, só devem estrear a partir da 4ª rodada.
A fórmula do Campeonato Baiano 2025 será a mesma dos últimos anos. Os dez clubes irão se enfrentar em sistema apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão para a semifinal, enquanto que os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B de 2026.
Na Semifinal, o 1º colocado enfrenta o 4º, enquanto o 2º encara o 3º, em jogos de ida e volta, sendo que os dois primeiros colocados terão a vantagem de fazer o 2º jogo em casa. Os dois vencedores farão a final do campeonato e decidirão o título em duas partidas, de ida e volta. Campeão e vice-campeão garantirão as duas primeiras vagas na Copa do Brasil 2026.
JOGOS DA 1ª RODADA
Sábado, 11/01
16h00 – Vitória x Barcelona (Barradão)
18h30 – Atlético x Colo Colo (Antônio Carneiro)
21h00 – Porto x Jacobina (Agnaldo Bento)
Domingo, 12/01
16h00 – Jacuipense x Bahia (Joia da Princesa)
18h30 – Jequié x Juazeirense (Waldomiro Borges)