A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje que o aumento de casos pelo mundo de mpox, como é chamada a 'varíola dos macacos', configura uma emergência global de saúde pública. É a segunda vez que um surto da doença é classificado desta forma desde 2022.
A ação foi tomada depois que um aumento de casos da doença na República Democrática do Congo se espalhou para outros países da região.
Mais de 17 mil casos suspeitos de varíola dos macacos e 517 mortes provocadas pela doença foram registradas no continente africano neste ano, um aumento de 160% nos casos na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da África. No total, 13 países relataram casos da doença.
Uma cepa diferente da varíola dos macacos, clade IIb, se espalhou globalmente em 2022, principalmente por meio de contato sexual.
O surto da doença neste ano está sendo provocado pela cepa clade Ib, que apresenta maior facilidade de transmissão, que acontece em casos de contato próximo.
Quando a OMS reduziu o nível de alerta da doença após declarar emergência global em 2022, os casos na África continuaram a aumentar. Agora, a mutação clade lb foi encontrada em pelo menos seis países africanos. A variante foi encontrada pela primeira vez há 12 meses, no Congo.
Ao classificar um surto como emergência global de saúde pública - o nível mais alto de alerta da OMS - a entidade pode acelerar pesquisas, aumentar o financiamento e as medidas de cooperação internacionais para conter a doença.